VISÃO DO DIRETOR: BALANCEAMENTO DE HERÓIS E PAREAMENTO

Há algumas semanas, publicamos a primeira edição desta série de atualizações do jogo. É uma loucura ver quanta coisa aconteceu desde então! Lançamos a 3ª Temporada, anunciamos uma colaboração com One-Punch Man e agora eu estou namorando o Genji! Que sorte…

Hoje eu quero falar de dois assuntos. O balanceamento da 3ª Temporada e o pareamento.

Achamos que o início da 3ª Temporada teve um balanceamento bem melhor que o da 2ª. Alguns jogadores disseram que estamos no melhor balanceamento desde o lançamento de OW2 e que o jogo parece novo graças às mudanças. É ótimo acompanhar essa discussão, e, para dar mais pano para a manga, gostaria de trazer mais detalhes e menos comentários.

Primeiro, vamos dar uma olhada na função de suporte. O lado bom é que a maioria dos suportes agora é viável em quase todos os patamares de habilidade. A Brigitte arrebentou nesta temporada e tem a maior taxa de vitórias em quase todos os patamares de habilidade, exceto entre os 500 Melhores, onde o Zenyatta assume a liderança, mas os dois têm a média de 55% de aproveitamento. Por outro lado, temos a Kiriko e a Moira com 45%. Isso prova que os heróis com as taxas de vitórias mais altas nem sempre são os mais escolhidos. Quando observamos os personagens mais usados, os principais suportes são Ana, Kiriko e Mercy em quase todos os patamares, exceto Prata e Bronze, onde a Moira é muito escolhida. É contraintuitivo pensar que a Kiriko tem uma taxa de uso tão elevada em níveis mais altos, mas um índice de vitória pequeno, enquanto a Brigitte tem mais vitórias, mas uma taxa de uso medíocre. Seria divertido mexer com esse grupo, mas achamos que jogadores de alto nível costumam ter bons motivos para continuar usando determinados heróis e estamos coletando mais estatísticas de mapas, composições e lutas de equipes para tentar entender o porquê. Se isso der resultados, vamos falar para vocês.

Tanques! Os tanques estão em uma boa situação. Chega a ser difícil apontar um tanque ruim. De um dos lados temos o Reinhardt, com a maior taxa de vitória dos tanques em quase todos os patamares, chegando a 58% do Bronze ao Platina. De Mestre para cima, o Sigma assume a liderança, com 55% entre os 500 Melhores. O Roadhog está com alguns problemas, mas ainda se sai bem em algumas situações. O Winston e a Zarya têm um bom desempenho em determinados ranques, e os demais personagens estão bem em todos os patamares de habilidade. O Wrecking Ball é o tanque que está dando o que falar na comunidade, e as opiniões estão divididas. Alguns dizem que ele está forte demais, outros que está em uma situação boa, e tem gente que diz as duas coisas… e assim tem um vai e volta… A taxa de vitórias dele está entre as 3 ou 4 melhores, oscilando entre 51% e 55%. A taxa de uso dele é menor nos ranques de metal, mas é maior em patamares mais altos. Entre os 500 Melhores ele é, de longe, o tanque mais utilizado. Acreditamos que isso permitiu que outros heróis se destacassem no meta atual junto com o Wrecking Ball, mas estamos de olho nele e queremos garantir que os jogadores não ficarão enjoados de ver esse carinha.

A função de dano passou por grandes mudanças. Temos duas histórias para contar. Da perspectiva dos números, os personagens de DPS estão bem equilibrados em geral, e a 3ª Temporada está sendo chamada de “temporada de acerto imediato” por alguns de vocês, e até de “temporada do Cassidy”! As mudanças na Sojourn, assim como os fortalecimentos dos outros personagens, fizeram com que várias pessoas usassem novos heróis. Cassidy, Pharah, Widowmaker e Tracer estão sendo mais usados que antes. Cassidy é de longe o herói mais escolhido, exceto entre os 500 Melhores, onde está empatado com a Tracer, e continua crescendo. Cerca de 30% das partidas têm um Cassidy nos DOIS lados! Tirando a Symmetra, é difícil falar sobre os heróis de DPS mais fortes nos ranques medianos. O intervalo de vitórias da maioria desses personagens está entre 47% e 53%. Pharah, Widowmaker, Tracer e Symmetra estão perto do topo, mas isso muda quase todo dia. Nos ranques mais baixos, os melhores heróis por taxa de vitórias são Symmetra e Torbjörn. São sempre esses dois! Inclusive, a Symmetra costuma ter a maior taxa de vitórias do jogo em todas as funções e ranques, exceto do Mestre em diante. A Sombra, na parte mais fraca, teve um aumento considerável nesta temporada e agora tem uma taxa de vitórias por volta de 46% a partir do Diamante.

Considerando o estado atual do jogo, não pretendemos fazer mudanças no balanceamento até o patch de meio de temporada.

Fizemos grandes mudanças no pareamento da temporada. O principal objetivo era otimizar o emparelhamento de jogadores para reduzir a diferença de MMR de cada função. Por exemplo: ao criar partidas, preferimos que jogadores de dano das duas equipes tenham uma perícia parecida, em vez de uma perícia parecida entre jogadores de dano de uma equipe e tanque da outra. E deu certo: as partidas estão oferecendo dados de perícia bem mais próximos entre jogadores da mesma função.

Essa mudança também trouxe outros efeitos colaterais positivos. No Ranqueado, o tempo das Filas de espera diminuiu, principalmente em partidas de alto nível. A qualidade média das partidas também aumentou em geral. Além disso, as partidas com mais tempos de espera agora tendem a ser melhores que antes. Anteriormente, quanto mais um jogador esperava, menores eram as restrições de diferença de perícia. Isso ainda se aplica, mas o intervalo está mais condensado.

No entanto, também tivemos efeitos negativos, alguns deles imprevistos. Os tempos de espera do Casual subiram um pouco, e, para grupos com grandes desníveis de perícia, bastante. Fizemos algumas mudanças nisso, e as filas de espera do Casual já estão ficando menores. Também ouvimos queixas de que as séries de vitórias e derrotas estão muito longas. Precisamos esclarecer que não tentamos criar nem impedir séries para criar taxas de vitórias ideais para os jogadores. Estamos estudando esses relatos e traremos mais informações quando possível.

O problema que parece mais frequente é que os jogadores estão encontrando pessoas com níveis de perícia muito diferentes nas partidas Ranqueadas. Antes da 3ª Temporada, os 5% das piores do nível Grão-Mestre podiam ter jogadores de até 7 divisões de diferença, o equivalente de Ouro 3 para Prata 5. Quando lançamos a 2.3, esse intervalo subiu para 12 divisões de diferença ou mais. Fizemos várias mudanças desde então, e estamos trabalhando nisso quase todos os dias. Agora o intervalo é de 9 divisões. Temos mais melhorias planejadas para o patch de meio de temporada.

Bom. Por enquanto, é só! Nos falamos em breve, e a gente se vê no jogo!